Interessando no concurso AGU 2025? Confira nesse artigo as principais informações sobre o concursos, bem como o conteúdo da prova, o que estudar e mais sobre o edital AGU 2025. Continue e confira.
A Advocacia Geral da União (AGU) é uma entidade responsável por representar a União perante o Poder Judiciário de modo judicial e extrajudicial. Instituída em 1993 pela Lei Complementar n° 79/93, com sede em Brasília, a AGU também presta consultorias e assessoria relativas ao âmbito jurídico para a Administração Pública Federal. Isto ocorre por meio dos órgãos e entidades administrativas que buscam a AGU.
Além disso, a Advocacia Geral da União possui uma composição ampla. Integram a AGU a Procuradoria Geral da União (PGU), a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), a Procuradoria Geral Federal (PGF) e a Consultoria Geral da União (CGU).
Conteúdo do Artigo
Concurso AGU 2025
Para prestar a prova do concurso AGU em 2025, é importante saber quais são as atribuições e requisitos dos candidatos. Isto é, é necessário não só se sair bem na prova, como também possuir diploma em Direito, posse da OAB e, ainda, dois anos de prática forense. Dessa forma, aqueles que querem se candidatar a ser um Advogado da União devem cumprir esses requisitos.
E, após a posse do cargo, as atribuições serão, principalmente, o controle de dívidas públicas e das operações de crédito, o monitoramento de esquemas de lavagem de dinheiro, evasão de dívidas e sonegação com a consequente reprimenda. Ademais, devem ser feitas fiscalizações jurídicas e a prestação de consultoria jurídica aos órgãos do Poder Executivo.
Leia Também:
Prova AGU 2025
A prova é complexa e completa, com avaliação por questões objetivas, discursivas e orais. A duração é de 5 horas, e as questões são 200, valendo, ao todo, 100 pontos. Assim, com organização em torno de 3 grupos de conteúdos
O que estudar?
- No grupo 1 são cobrados Direito Administrativo e Direito Constitucional.
- Já no grupo 2, os conteúdos são de Direito Civil e Direito Processual Civil.
- No último grupo, os conteúdos são de Direito Penal, Direito Processual Penal e Direito do Trabalho.
Há, ainda, uma nota de corte para cada um dos grupos. Com nota menor que 22 no primeiro grupo, 15 no segundo e 12 no terceiro, não cumulativamente, os candidatos são reprovados.
Formato da prova discursiva
- Dividida em três, a primeira prova discursiva pede do candidato um parecer de até 120 linhas e resposta a três questões sobre o grupo 1.
- A segunda prova discursiva pede que o candidato redija uma peça judicial cujo tema são os grupos 1 e 2. Além disso, pede também respostas para 3 questões dos grupos 1 e 2.
- Por fim, a terceira prova contém 3 questões sobre os grupos 1 e 3 e exige uma dissertação sobre os mesmos grupos.
Apenas depois de aprovados nas provas discursivas que os concorrentes serão chamados para realizar a prova oral, na qual serão avaliados os conhecimentos, argumentação, raciocínio e uso do vernáculo corretamente.
Confira Ainda:
Edital Concurso AGU 2025
O edital do concurso AGU 2025 ainda não foi publicado, e o site será atualizado assim que tivermos mais informações. Por ora, as inscrições permanecem fechadas, mas não se preocupe: utilize esse tempo para estudar para uma das carreiras mais promissoras na área do Direito!
Ou ainda, acesse o site oficial para mais informações sobre datas da prova.